A primeira formação profissional da Danele Rolim foi em Arquitetura. Porém, pouco trabalhou nesta área. Segundo ela, o propósito do seu trabalho só começou a manifestar-se com toda força ao observar o desenvolvimento de sua filha e passar a ler muito sobre Neurociência, Física Quântica e assuntos afins. Gostou tanto do que estava descobrindo que decidiu compartilhar com outros pais e professores. Partiu para sua segunda formação em Psicopedagogia, e ano passado inciou seu Projeto “Criança Quântica”, através do qual aplica ferramentas nas escolas para que os alunos sejam estimulados a agirem de forma consciente. Com as técnicas, as crianças aprendem a relaxar e a ter autocontrole diante de contrariedades (“autorregulação”).  Os pequenos aprendem, também, sobre o poder da gratidão, reconhecendo o que está bom em suas vidas, reduzindo a ansiedade pelo consumo. Paralelamente, o trabalho é desenvolvido com professores, pois ela afirma: “Se o adulto está bem, a criança desenvolve-se bem”. É um projeto que está iniciando, mas que vem mudando a vida de várias pessoas, a começar pela da Daniele, que livrou-se da depressão e ansiedade. Veja a entrevista concedida por ela, que é de Poços de Caldas (MG), ao Amo Meu Trabalho. 

Danielle ministrando-INTERNO

Você é arquiteta de formação e ano passado iniciou uma nova trajetória na Pedagogia. Você já tinha deixado de atuar na Arquitetura quando enveredou por este caminho, ou ainda trabalha também nesta área?

Eu não atuei muito na área de Arquitetura. Sinto que tudo está certo no universo, por isso fiz Arquitetura. Projeto é projeto. Seja de uma casa, edifício, cidade, ou mesmo um projeto na área de Educação. Os instrumentos adquiridos na Arquitetura estão sendo valiosos para o projeto Criança Quântica. Por exemplo, a visão de ter uma base, pensar na evolução do projeto, seu impacto na sociedade, um modo mais amplo de ver as coisas e olhar através de várias perspectivas. A grande tônica é a união, a quântica nada mais é do que a união. Qual a natureza da luz? É onda ou partícula? Ela é onda e partícula. Na educação isto se reflete na união da teoria com a prática. Existem artigos maravilhosos, mas que não são levados ao cotidiano escolar. Diminuir esta distância é um dos focos do meu trabalho.

 

Nas suas entrevistas, você fala abertamente que o que fez você buscar transformação no modo de viver foram quadros de depressão e ansiedade. Esses quadros tinham a ver com insatisfação profissional?

Não só com a questão profissional. Uma insatisfação por não estar vivendo o meu propósito de vida. Acredito que cada um de nós nasce com dons e talentos, viemos a este mundo para realizar algo. Para dar a nossa cor ao mundo, acordar. Quando estava com depressão e ansiedade não estava vivendo meus dons e talentos, isto me deixava ansiosa quanto ao futuro e não conseguia estar no presente. Não tinha muita motivação para levantar da cama e iniciar meu dia. Dedicamos muito tempo de nossas vidas ao trabalho que escolhemos. Portanto, este precisa estar em ressonância harmônica com nossos valores, com nossa essência, com nossa alma. Claro que encontrar um trabalho que faz sentido para o que eu quero realizar neste mundo ajudou muito no processo de sair da depressão e da ansiedade. Passei a gostar do que via refletido no espelho, passei a me amar e me respeitar mais e mais.

Encontrar um trabalho que faz sentido para o que eu quero realizar neste mundo ajudou muito no processo de sair da depressão e da ansiedade

Toco neste assunto, porque numa outra entrevista, realizada aqui no site, um jornalista contou que desenvolveu a síndrome de pânico e resolveu pedir desligamento do trabalho. Acho importante alertar que irmos contra nossos valores ou essência pode adoecer nosso corpo. Você concorda com essa visão?

Concordo plenamente. Hoje acumulo muitos afazeres, já que o projeto está no início e ainda não consigo viver 100% dele. Mas tenho outro ânimo, me sinto mais feliz e saudável. Como disse anteriormente, viver o propósito de vida é essencial para saúde, tanto física quanto mental.

 

Soube que sua revolução de vida aconteceu em dez meses. Como foi para encontrar seu novo caminho? Quais foram seus primeiros passos?

Esta mudança aconteceu após o curso online do professor Wallace Liima, sou da primeira turma do “Salto Quântico na Mente”. Conforme fui fazendo as mudanças na minha vida, me colocando em ambientes favoráveis, com pessoas que estavam no mesmo propósito, tudo começou a mudar. Conforme fui trocando a reclamação pela gratidão e mudando meu estado de ser, as sincronias começaram a acontecer. Poucos sabem, mas o projeto nasceu de uma conversa casual. Minha filha, na época com 5 anos estava em uma escola de Educação Infantil, aqui de Poços de Caldas (MG), a Pré-Escola Bilíngue Happy Days. Certo dia, fui buscá-la e sugeri para a dona da escola, Christiane Colhado, que ensinasse quântica para as crianças. Ela sorriu e disse para que eu fosse ensinar. Pouco tempo depois, apresentei o Projeto e ela aprovou, assim começamos. Depois disso, as sincronias não pararam de acontecer. Sinto que quando encontramos nosso trabalho de alma, nosso propósito de vida tudo conspira a favor. A partir daí é uma questão de seguir o fluxo e dar o melhor a cada passo.

Quando encontramos nosso trabalho de alma, nosso propósito de vida, tudo conspira a favor. A partir daí é uma questão de seguir o fluxo e dar o melhor a cada passo

Quando sentiu que estava preparada para lançar sua marca – Criança Quântica-  e oferecer propostas de trabalho?

Sempre li muito. Venho estudando durante muitos anos. Mas foi quando voltei para a Universidade para cursar Psicopedagogia que percebi que já podia contribuir com a Educação trazendo conhecimentos de outras áreas e focando no desenvolvimento integral da Criança. Após realizar algumas palestras e ver a necessidade de um olhar mais amplo soube que estava pronta para contribuir.

Danielle com crianças INTERNO

Você trabalha com educação quântica, permitindo que a criança explore sua máxima potencialidade. Mas como são feitas as sessões com elas? Semanalmente? E é um trabalho que não tem fim?

Comecei diretamente com as crianças, em abril de 2015. Logo percebi que as crianças nascem quânticas, ou seja, com infinitas possibilidades. Nós, adultos, é que limitamos o potencial infinito das crianças. Elas não têm dificuldade alguma em entender os Princípios da Quântica que eram apresentados de forma lúdica. E o projeto se voltou para os educadores, para que haja uma ampliação da percepção de mundo, para que eles, a partir da própria transformação, possam acolher os dons e talentos das crianças que diariamente convivem com eles. Os encontros estão sendo semanais. Na escola temos o Happy Time, momentos de relaxamento diários. Também temos o Pote da Gratidão e gradativamente estamos colocando no ambiente escolar instrumentos para esta transformação e ampliação da percepção de si, do outro, do mundo. Ainda em 2016 será realizado, entre outras coisas, o Projeto de Pesquisa que eu defenderei na conclusão da Psicopedagogia. Por meio de provas Projetivas para Adultos, com o acompanhamento de uma Psicóloga, Carolina D’Angelo, vamos explorar a ampliação da percepção como algo que pode ser aprendido, portanto, ensinado. Estou realizando parceria com terapeutas de diversas técnicas para oferecer aos educadores. Se o adulto está bem, a criança se desenvolve bem. As crianças amam os momentos do Happy Time e estão aprendendo a se autorregular. Os educadores estão aprendendo outros modos de olhar para as crianças e suas necessidades que estão muito além dos conteúdos escolares tradicionais. Como diz Sri Prem Baba, a criança precisa aprender a ser feliz. Se ela é feliz se dará bem em todo o resto. Ou ainda como diz o professor Wallace Liima, você aprendeu sobre como ser feliz na escola? O meu trabalho visa que todas as crianças possam ter na escola oportunidades de desenvolver as chamadas habilidades sócioemocionais. A base para este desenvolvimento, no meu trabalho, está nos Princípios Quânticos, da Neurociência e Epigenética. Também teremos para este segundo semestre a Alfabetização ecológica. Por meio de uma horta orgânica vivenciaremos a visão sistêmica na prática. Conseguimos a parceria com uma especialista na área, Izamara de Carvalho, que dará o suporte técnico.

Eu também faço atendimentos, acompanhando as pessoas nesta jornada Quântica. Tenho um programa de dez semanas desenhado para que a pessoa possa ir transformando seu estado de ser com acompanhamento. Usamos desde meditações até florais para que a pessoa possa emitir um sinal mais favorável e construir conscientemente a sua realidade. Além disso, faço palestras e workshops. O meu objetivo é alcançar o maior número de pessoas. O projeto nasceu do amor que sinto pela minha filha. Percebi que ela conviverá em sociedade e quero contribuir com a construção de um novo mundo.

Como os professores podem identificar se as crianças estão explorando sua potencialidade ou estão apenas negando-se a obedecer regras?

O que tenho percebido com clareza é que regras impostas estão sendo motivo de conflitos no ambiente escolar. Hoje, uma criança de três anos de idade simplesmente olha para o professor e diz “não” mediante uma ordem. Contudo, elas tendem a obedecer às regras que foram discutidas pelo grupo. Elas não obedecem por obedecer, querem saber o porquê, tem que fazer sentido. E o professor também deve obedecer às regras. Por exemplo, se ficou acordado pelo grupo não gritar, o professor não pode gritar também. Elas se sentem respeitadas. Por isso que conhecer o desenvolvimento de cada fase é fundamental. Segundo especialistas, uma criança com três anos de idade está desenvolvendo seu ponto de vista. Vai tentar a todo custo fazer prevalecer sua vontade. Nesta fase é importante dar opções: você quer usar sua jaqueta ou seu moleton? Sair sem um ou outro não é uma opção, mas o ter escolha nesta fase reduz os conflitos. Isto desenvolve a autonomia. Uma criança que desde pequena apenas segue ordens vai ser um adulto que precisará sempre de alguém que lhe dê ordens. Isso é desenvolver potencialidades e uma delas com certeza é a do respeito e da autonomia. Ter consciência do que é melhor para ela e para o grupo. É um aprendizado, desenvolvido em um processo. Ninguém espera que uma criança aprenda a ler e a escrever sozinha. Mas espera que aprenda a se relacionar, a ter empatia, a sentir gratidão, a ter respeito por conta própria. Os conflitos na ótica da Educação Quântica são vistos como oportunidades. Um conflito surge para darmos respostas mais assertivas. Conflitos são oportunidades de ouro para ensinar a autorregulação, a respirar, a se acalmar. E estamos neste processo de construção, a teoria está nascendo junto com a prática.

 Danielle em um de seus treinamentos-INTERNO

Para melhor resultado, é preciso trabalhar também com os professores?

Com certeza, e com os pais também. Ainda não chegamos nesta etapa. Pretendemos por meio da horta orgânica envolver os pais no projeto.

Os frutos da visão mecanicista de mundo estão aí, diante de nossos olhos. Creio que podemos dar uma chance a um novo modelo para pautar nossas vidas e nossas escolas

Acredito que é uma tarefa desafiadora para o educador: dar asas à imaginação da criança mas não deixar que ela voe demais, a ponto de dispersar… Este equilíbrio é possível?

Com o desenvolvimento da consciência sim, por isso é tão importante que os professores tenham vivenciado o novo paradigma. O adulto precisa estar consciente do seu papel de facilitador do conhecimento. A Doutora Eleanor luzes, da Ciência do Início da Vida, escreveu algo que fez muito sentido para mim: “O professor tem uma varinha de condão em suas mãos”. Esquecemos que os experimentos vêm demonstrando que criamos nossa realidade por meio do que sentimos e pensamos. O nosso cérebro não diferencia o que pensamos do que imaginamos. As mesmas redes neurais são ativadas. Imaginação não é só brincadeira de criança, é um poderoso instrumento de co-criação da realidade. Claro que não estou falando de delírio, ou daquela pessoa que não consegue distinguir o mundo imaginário do chamado “real”. Foco é desenvolvido, pode ser aprendido. As crianças já não se motivam com o modelo tradicional de ensino. Ele serve para criar uma boa mão de obra para fábricas. Mas hoje a sociedade precisa de pessoas criativas, que deem conta dos desafios dos nossos tempos. E equilibrar tudo é um desafio, com certeza, mas creio que seja possível. A grande questão aqui é superar as dicotomias, como nos mostra a Transdisciplinaridade de Basarab Nicolescu. Incluir o terceiro termo. Desta forma, podemos ter imaginação com foco, com consciência. Os frutos deste novo modo de pensar e agir no mundo vão ser melhor entendidos quando pudermos ter um distanciamento histórico do fenômeno que se apresenta, desta mudança de paradigma. Os frutos da visão mecanicista de mundo estão aí, diante de nossos olhos. Creio que podemos dar uma chance a um novo modelo para pautar nossas vidas e nossas escolas.

Da minha transformação nasceu o Criança Quântica. Não atraímos para nossa vida o que queremos e sim o que somos

A educação quântica pode ser aplicada em qualquer tipo de metodologia de ensino ou os resultados são melhores recebidos nas escolas que adotam o método montessoriano, por exemplo, pelo qual a educação é desenvolvida com base na evolução da criança?

Estou desenvolvendo uma metodologia que possa ser aplicada em todo e qualquer lugar, desde que os envolvidos se proponham a esta ampliação de percepção de mundo. Podemos adentrar o mundo de infinitas possibilidades ou continuar a colocar nosso poder fora de nós mesmos. A Quântica, nos últimos anos, passou a ser mais do que uma teoria, está se transformando em uma filosofia de vida. Um modo de ver e perceber o mundo a nossa volta. Seja qual for o ambiente em que você se encontra você pode se tornar um Ativista Quântico, como conceituou o físico indiano Amit Goswami. Ele é mentor do professor Wallace Liima, que, por sua vez, é o orientador do projeto Criança Quântica. Contudo, algumas pessoas ainda se identificam com o antigo modelo, com a antiga visão de mundo. Por outro lado, devido as consequências desta visão: doenças crônicas crescendo em números alarmantes, violência, uso de drogas, mais e mais pessoas estão em busca de uma transformação de fato. Estão em busca de criar um novo mundo e isto acontece de dentro para fora. Da minha transformação nasceu o Criança Quântica. Não atraímos para nossa vida o que queremos e sim o que somos. Da mesma maneira não ensinamos o que queremos, ensinamos o que somos.

crianças treinadas INTERNO

Quais as tendências comportamentais que você observa nas crianças na faixa de cinco anos de idade?

Sabe do que criança precisa para crescer? De amor, de ser vista. Amada pelo que é de fato. Quantos de nós sabemos realmente olhar para nossas crianças? Dizemos que os pais de nossa época estão menos autoritários e fazem todas as vontades de seus filhos. Esta seria a razão pela qual os adolescentes estão cada vez mais fora de controle. As crianças nos convidam a estar no mundo de outra maneira, a conviver de outra maneira. Fazem questão de serem olhadas nos olhos e respeitadas, contudo se não o são, ficam bastante violentas. Respeitar as crianças não é dar o Tablet de última geração para que fiquem quietas, não é deixar que fiquem o tempo todo em frente a aparelhos eletrônicos de todos os tipos. Criança precisa de natureza, de explorar sua corporeidade, principalmente nos primeiros anos de vida. Hoje, elas elas exibem ansiedade, falta de controle, raiva, insatisfação, tristeza. Têm um potencial incrível muitas vezes não encontram oportunidades para explorá-lo. Não estão se desenvolvendo como deveriam ou poderiam. Crianças que não aprenderam a se autorregular, ou seja, se acalmar, que não tem oportunidades de explorar seu corpo, subir em árvores, brincar de esconde-esconde, tendem a exibir tensão, medo, angústia, ansiedade, ataques de raiva. Elas espelham o comportamento do meio em que vivem e estamos nos tornando uma sociedade cada vez mais estressada. Aos cinco anos, a criança imita, gosta de fazer as coisas à sua maneira e já começa a pensar para falar. A imaginação está a mil. Segundo Bruce Lipton, dos dois aos seis anos de idade, a criança mescla ondas neurais Delta e Theta e por esta razão o desenvolvimento da imaginação começa. A percepção de mundo está sendo formada na primeira infância e a criança encontra-se em estado hipnótico. Aprendendo a ver o mundo pelos olhos dos adultos que convivem com elas. Cada vez mais entram cedo nas escolas e por muitas vezes em período integral. É por esta razão que vejo na escola, especificamente na educação infantil, um excelente espaço para que possamos despertar a consciência para então co-criar de forma consciente a realidade. Você, adulto que está lendo esta entrevista, pode afirmar com certeza que vive a sua própria vida ou está refém dos registros, memórias das percepções da infância. Nesta fase, seus registros inconscientes foram formados. Existem técnicas para limpar os registros que não mais servem a você, mas as crianças que ainda estão formando estes registros podem começar a ter registros mais favoráveis e isso muda o mundo.

 

O que a Física Quântica pode fazer para reverter isso?

A física Quântica veio demonstrar que somos os observadores conscientes da realidade. Mas, ao observarmos a realidade, a afetamos. Tudo existe no campo quântico como potencial, por isso a física quântica é conhecida como a física das infinitas possibilidades. No mundo quântico, objetos podem estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, estão conectados na não localidade e se comunicam instantaneamente sem estarem no mesmo local. É tudo bem diferente do que costumamos vivenciar todos os dias. Mas temos este mundo quântico dentro de nós. Do que somos formados? A base de nosso ser é quântica. Compreender isso é uma revolução do pensamento sem precedentes. Ainda existe muita resistência aos que estão ousando filosofar a quântica, mas a história mostra que isso faz parte da evolução do pensamento humano. Se você sabe que através do que pensa e sente emite uma onda que se comunica com o universo e que o universo, por sua vez, responde a esta onda, rapidamente entende que para mudar o que está recebendo, basta mudar o que está emitindo. A Quântica traz a oportunidade de nos tornarmos seres mais livres e empoderados para assim criarmos uma realidade mais favorável para todos nós. Somos um, o meu movimento afeta tudo e o seu também. Desta maneira, ao olhar o mundo pela ótica holística, sistêmica ou quântica podemos transformar qualquer coisa que desejarmos. A qualquer momento podemos mudar o que estamos emitindo. Não está gostando do comportamento das crianças hoje? Abrace a sua transformação, conscientize-se do que está emitindo e mude o sinal. Tudo mudará a sua volta. Testado e comprovado.

Já imaginou se a escola pudesse ser o local onde ajudaria você a entender seu propósito e a realizar o trabalho da sua vida?

Você já teria exemplos para compartilhar sobre a nova modelagem de comportamento nas crianças trabalhadas por você?

Não diria que é uma modelagem de comportamento. Todos nós nascemos com dons e talentos únicos. Nossa sociedade quer padronizar a todo custo. Já imaginou se a escola pudesse ser o local onde ajudaria você a entender seu propósito e a realizar o trabalho da sua vida? Já tenho bons exemplos de mudanças. Uma das mães da escola veio perguntar se estavam ensinando relaxamento para as crianças, pois a filha de cinco anos acordou às 6 da manhã e estava sentada no chão e de olhos fechados. Ela pediu um tempo para a mãe, porque ia relaxar. Algumas educadoras relatam a transformação da própria visão e estamos todos construindo esta nova realidade juntos. Turmas cada dia mais calmas e mais cooperativas. Não porque alguém está impondo, mas porque faz sentido para todos. Ainda estamos bem no início do processo, mas com mudanças significativas para todos. Adultos e crianças aprendendo a respirar corretamente, a olhar os conflitos como oportunidades, a ser um grupo. É um processo, mas estou bem feliz. Consigo perceber mais claramente estes momentos de transformação profunda nos atendimentos individuais, e recebo depoimentos de mães, como  a Karine Arineli, que disse: “Hoje foi o primeiro dia em que consegui de fato sair de uma situação muito angustiante usando conscientemente os instrumentos. Minha filha também está mudando, brinca muito mais, dorme mais, mais tranquila, sorridente, temos mais tempo para tudo, até para educar quando preciso. A fala mudou, pronuncia melhor as palavras, e resolvemos melhor os sentimentos. Enfim… tenho uma lista de coisas que descobri. Obrigada.”  Posso afirmar, a mudança de um adulto afeta diretamente o comportamento da criança. Ela até os sete anos está receptiva. Com ondas cerebrais que são as mesmas da hipnose.

arte do criança quantica

 

Existe idade mínima ou máxima para transformação na mente?

Não existe. Os estudos demonstram que temos plasticidade cerebral por toda a vida. Podemos criar novas redes neurais. Contudo, até os sete anos as crianças estão formando seus registros que a acompanharão por toda vida. Elas estão como que em estado de hipnose e aprendem por imitação. Ela aprende a perceber o mundo por meio dos adultos que convivem com elas. Por isso, foquei na educação Infantil, que, na minha opinião, deveria ser mais bem amparada. Depois ninguém entende porque os adolescentes estão fora de controle. É fato que as crianças estão nascendo diferentes, uns a chamam de índigos, outros de geração Z, ou ainda, altamente sensíveis. Eu as chamo de quânticas, mas o que acontece é que são diferentes, tem mais energia e não atendem aos padrões antigos. Não temem a figura de autoridade e precisamos aprender um novo modo de conviver com elas. Costumamos dizer que as crianças são o futuro, a transformação, a esperança de dias melhores. Contudo, elas são educadas por adultos que já estão limitados em seu modo sentir, pensar e agir. Olhar de forma mais ampla para estas questões é possível e hoje temos instrumentos e técnicas para que mais pessoas possam chegar a esta ampliação.

 

Você disse, certa vez, que o maior ganho que as crianças tem na educação quântica é que elas passar a ser mais felizes. Qual é o comportamento de uma criança feliz?

Uma criança feliz é capaz de criar vínculos, ela vê as coisas de forma positiva, sabe se preservar de conflitos desnecessários, sabe respirar para se acalmar, aprende a todo momento. Enfim, desenvolve-se plenamente em todos os níveis do seu ser.  Uma criança feliz tem brilho nos olhos, vive o momento presente e se diverte muito. É espontânea e verdadeira, sabe expor seus sentimentos. Uma criança feliz pode ter momentos tristes e continuar a ser uma criança feliz, pois sabe lidar com suas emoções.

 

Este comportamento também seria o comportamento feliz de um adulto?

Costumo dizer que todos nós temos uma criança interior que em muitas vezes está ferida precisando de cura, atenção, cuidados. Um adulto feliz tem uma criança interior feliz dentro de si. Portanto, neste sentido sim, seriam características compartilhadas por adultos felizes.

Coloque-se em ambientes favoráveis. Observe o que pensa e sente, você está atraindo para a sua vida situações, pessoas dentro desta faixa. Não está gostando do que está atraindo: MUDE

Você é feliz neste novo caminho?

Os desafios existem, mas lido com eles como oportunidades para ser cada dia melhor e mais eu mesma. Vivendo o momento presente, dando o melhor para a minha vida e para aqueles que cruzam o meu caminho. Sigo as sincronias e alargo a cada dia meus limites. Sim, sou muito feliz com meu novo caminho repleto de significado.

 

O que você diria aos profissionais que se encontram desmotivados no trabalho ou que estão desempregados? O que eles podem começar a fazer agora, através dos ensinamentos da Física Quântica, para criarem uma nova realidade?

Você não atrai o que você quer, você atrai o que você é. Aproveita a oportunidade que esta crise está lhe proporcionando e torne-se a melhor versão de si mesmo. Agradeça a cada dia. Medite, mergulhe em si mesmo e descubra as crenças limitantes que estão gerando esta realidade. Faça ho’oponopono (sistema havaiano de cura) e limpe estes registros. Existem técnica maravilhosas para limpar registros, como é o caso do ho´oponopono que acabei de citar, e ainda, homeostase Quântica Informacional. Coloque novos registros, reprograme-se. Pschy-k é excelente para isso. Troque a reclamação pela gratidão. Crie conscientemente seu dia, seu novo trabalho. Imaginação é instrumento de co-criação. Coloque-se em ambientes favoráveis. Observe o que pensa e sente, você está atraindo para a sua vida situações, pessoas dentro desta faixa. Não está gostando do que está atraindo: MUDE.

Para mudar o que está recebendo, mude o que está emitindo