Dois nomes de muito peso para mim são os empreendedores digitais brasileiros Érico Rocha e o Gabriel Goffi. Os dois são incansáveis estudiosos da arte da alta performance e mapeiam o comportamento de sucesso de empreendedores digitais do mundo. Um dos vídeos do Érico,“Vender todos os dias: conheça as três vitórias”, foi gravado  no Arizona, no intervalo de um evento com pessoas que faturam bilhões por ano. Eles denominam este encontro de MasterMinds. O encontro é fechadíssimo. Apenas grandes empreendedores podem estar ali. Para se ter ideia, ele contou que a inscrição de um encontro desses chega a um valor de um apartamento. Repare bem: a inscrição custa um apartamento! E o Érico não especificou que tipo de apartamento seria: se um de porte médio em Barcelona, onde ele mora, de cerca de R$ 400 mil, ou se na ilha de Manhattan, de R$ 5 milhões!!!!

O encontro de MasterMinds reúne milionários que pagam muito caro para ouvir a história de outro milionário. O objetivo não pode ser apenas ganhar dinheiro, pois eles já descobriram o caminho para isso. É que eles sabem que a mente acostuma-se a uma determinada forma de agir e que tendemos a repetir as mesmas formas. Por isso, é salutar sairmos da zona de conforto e irmos beber noutras fontes para termos novas e boas ideias e, assim, sentir mais vigor, mais paixão pelo trabalho. Neste vídeo, Érico conta que entre projeções de resultados, um dos empresários americanos contou um segredo que pratica todos os dias.

Segredo que podemos desvendar AGORA!

segredos_interno

Todas as noites, antes de dormir, o empresário anota três vitórias que aconteceram naquele dia. Sem justificativas. Apenas coisas boas, grandes ou pequenas, no campo pessoal ou profissional. Em seguida, anota três vitórias que ele desejaria que acontecesse no dia seguinte. Simples assim. Ele explicou que nosso inconsciente trabalha mais livremente durante o sono e trabalhará a nosso favor se dissermos para ele o que queremos.

Há muito tempo eu faço parcialmente isso. Sempre agradeço o que foi bom naquele dia.  E já treino meu filho de cinco anos a fazer o mesmo. Meu pequeno agradece por ter conseguido construir a ilha flutuante do Minecraft ou pelo melhor bolo de chocolate que comeu durante toda a sua vida. Mas não sabia a dica das anotações do dia seguinte. Meu outro mentor, Gabriel Goffi, faz isso também. E complementa com duas outras dicas para potencializar a manhã. Antes de dormir, ele já deixa separado a roupa que usará no dia seguinte, deixa tudo organizado para o café e tudo que precisará para trabalhar. Nos estudos que fez sobre o comportamento dos maiores jogadores de poker do mundo (Goffi foi o primeiro brasileiro a entrar pro time dos melhores no poker mundial), ele descobriu que o foco deve estar exclusivamente para o objetivo do jogo: vencer. Não podem haver distrações nem interesses paralelos para atrapalhar a conquista. E até o fato de perdermos tempo escolhendo a roupa para vestir é um escape de energia. Claro, se você estiver com meta programada.

Vejo que muitas coisas tomam nossa atenção e energia durante o dia. As redes sociais podem ajudar no nosso trabalho, mas precisamos saber colocar o celular em modo avião quando estivermos com uma meta importante no dia. Se não, há grande risco de atrasarmos a tarefa, procrastinarmos o que tinha que ser feito. E tudo começa no treino da mente. De forçarmos a fazer os rituais necessários. Mudarmos os hábitos. Lembro que quando pedia ao meu filho para ele lembrar antes de dormir das coisas boas do dia, ele detestava. Resistia, chorava, dizia que não tinha acontecido nada, que estava com sono, etc. Hoje, não preciso mais pedir para que ele faça. Ele já diz o que gostou e relembra os acontecimentos, fixando na memória o que foi bom. Assim somos nós. Resistimos a falar do positivo. Preferimos as lamentações ou só ir levando a vida. Mas se forçarmos a mente para o positivo, ela condicionará nossas ações para tal. Pensando no que foi bom, atraímos mais do mesmo. Assim ensina a Física Quântica. Por que não tentar?